domingo, 10 de junho de 2007

A matéria da vida...

Eu colaboro com o inevitável. E o inevitável é ser feliz na profissão. Enquanto a esmagadora maioria das pessoas acorda infeliz para trabalhar, eu não. Acordo feliz. Feliz e animado, embora no final do mês não receba um salário proporcional a minha felicidade de ser jornalista.
Hoje completam seis anos que foi inserido nesta magia. Minha alma, porém, sabia que eu seria picado por este mosquito ‘viciante’ deste a 8ª série do Ensino Fundamental. Não me esqueço jamais. Há dez anos, uma professora (não me recordo o nome) passou um trabalho que consistia em produzir um jornal impresso, um programa de rádio e um telejornal sobre toda a matéria de Geografia do ano. Do meu grupo de estudo, apenas eu não estava bem na disciplina.
Como percebi desinteresse dos meus colegas (santo desinteresse), acabei me dedicando ao máximo a este trabalho escolar. Pesquisei em enciclopédia (internet era para pouquíssimo), procurei especialista, produzi reportagens, elaborei entrevistas, escrevi textos. Fiz toda a produção.
No final das contas, recebi desta professora mais do que uma nota dez, a certeza do que eu queria ser na vida: ser feliz. E ser feliz é acordar todos os dias para trabalhar com um animo inesgotável.

(André Aquino)

5 comentários:

Unknown disse...

Pois é. Costumo dizer que "A matéria da minha vida" começou as 45 do segundo tempo. Mais especificamente no segundo semestre do ano de pré-vestibular, quando, pelo mero fato de gostar de escrever, deixei de marcar ciências da computação e optei pelo jornalisma.
Não me arrependo, apesar de concordar que o trabalho não compensa o salário.

Unknown disse...

Acho que o ditado é budista e diz algo mais ou menos assim: Quando você conseguir trabalhar com o que gosta, então você nunca mais precisará trabalhar na sua vida...

Jussara Soares disse...

Jornalismo é profissão de fé. Fé de que é possível, todo dia, mudar um pouco o mundo. É nisso que a gente acredita, é por isso que a gente insiste.

Unknown disse...

Novas novidades!!
Andre, depois escuta minha primeira transmissão do PodCast. No link: http://dtdnews.blogspot.com/2007/06/podcast-dtdnews-primeira-transmisso.html

Fernando de Barros disse...

André
Isso que aconteceu com você aconteceu comigo há muito mais tempo.
Infelizmente, ou felizmente, isso aparece em todos que abraçam esta profissão não como um simples profissão, mas sim como uma profissão de fé, como bem local a Jussara.
Já passei por momento e fases em que queria ser tudo, menos aquilo que hoje eu sou e me realiza: jornalista.