terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Apartamento 301

Acende a luz, a torneira está aberta. O banheiro está com infiltração. Tenho que ir ao supermercado, o IPTU vence hoje. Espera um pouco, esqueci a janela aberta. Fecha o registro de gás. Domingo meus pais vem me visitar.
***
Quando me dei em conta, descobri que meu primeiro dia no apartamento era o Dia da Consciência Negra. Zumbi dos Palmares tornou-se o padroeiro da minha liberdade, responsabilidade. Quando cai em conta, descobri que meu vigésimo dia no apartamento era também o meu vigésimo sexto verão. Na verdade, descobri que não tinha sequer cortado ainda o cordão umbilical, mas tive a certeza que esta estação será diferente.
Afinal, a conta de luz virá mais cara!
***
Estou naquele processo de adaptação como uma criança que acabara de mudar de escola. Onde fica o banheiro masculino? E o bebedouro? Colegas novos da nova escola. Vira a esquerda, depois a direita que você chega na Prefeito Botafogo. Ah, o shopping é logo ali. Ufa, não preciso ligar para avisar que vou chegar de madrugada.
Na verdade, sou um turista admirado com a vista da própria casa.
***
Ah, a noite! Aprendi a devorar os livros empoeirados há anos na prateleira do quarto antigo. Fiquei mais falante, desinibido. Talvez seja porque escuto, agora, o silêncio. Ah, que saudade dos gritos estridente da minha mana mais velha, da mania de ordem da outra. Saudade da paciência irritante do meu pai e da eletricidade pacifica da minha mãe. Ah, já ai esquecendo: aprendi a colocar sleep na hora de dormir.
***
(André Aquino)

4 comentários:

Unknown disse...

esse negócio de morar sozinho é complicado mesmo. Vc definiu com uma sutileza incrível o que sentimos quando saímos de casa. Essas tal de liberdade, qua na verdade vem é com um monte de responsabilidade, e não é nada tão lindo assim, só é diferente!
Adorei quando vc disse ser um turista admirando a vista da sua própria casa. Era exatamente isso que eu sentia... um sentimento que vc soube definir lindamente...

Ahh.. eu voltei prá casa da mamãe, mas acredito não demorar muito para buscar meu próprio espaço..e acredite, a volta é dolorosa, esse negócio de independência é um caminho sem volta...

td de bom...

bjussss

disse...

Demorei mas respondi teu comentário tá ?
Curtindo sua fase resendense ?
Isso aê.
As músiicas, continuo ouvindo no volume mais alto. É tão bom!!!
Siim , amei o texto tá ?
E a relação com o dia da consciência negra também. ;)

Beeijooss

Aaah e boas festas pra ti.

Jussara Soares disse...

Amigo, que lindo! Um belo texto para brindar seu belo apê. Fofíssimo!
Voltarei mais vezes.

Nasck disse...

Estou de mudança...
derrepente comecei a pensar como será está sozinho no meu novo apartamento???

abrçaos